domingo, 25 de novembro de 2012

Rito Popular: Eu Só Quero um Xodó


Contato

Festas de aniversário, casamento, eventos em geral entre no blog da banda ou deixe mensagem (consultar disponibilidade de agenda para eventos beneficentes).

Blog: www.ritopopular.blogspot.com

E-mail: ritopopular@gmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Banda-Rito-Popular/364846460192107?ref=ts&fref=ts

Breve história da Música Popular Brasileira - Parte 3



A cultura de consumo sustentando os alicerces da ditadura

Apesar de o Rock ter chegado ao Brasil em meados da década de 1950, a sua produção em nível nacional só começa a marcar presença em 1959, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a gravação de Celly Campello de "Estúpido Cupido", uma versão de Fred Jorge para "Stupid Cupid", de Neil Sedaka e Howard Greenfield. O sucesso foi tão grande, que consagrou Celly. A então nova intérprete chegava a ultrapassar em vendas, nomes como Paul Anka, Pat Boone, entre outros.

Em 1962, Celly decide casar-se e abandonar sua carreira. O Rock nacional nem bem havia iniciado a sua produção e começava a demonstrar uma lenta decadência. Mas a partir de 1964, juntamente com a ditadura, a "Jovem Guarda" começava a se desenhar. Destaque para "Rua Augusta", de Hermê Cordovil, que descreve a história de um playboy sem caráter, tentando escapar do tédio e dos padrões do jovem bem comportado. Essa seria uma temática exaustivamente repetida por diversos compositores desse subgênero.

Enquanto isso, um jovem cantor capixaba começava a se destacar nas paradas — Roberto Carlos, que, juntamente com seu parceiro, Erasmo Carlos alcançava grande sucesso com a música "Calhambeque". Desde 1962, Roberto já vinha chamando a atenção com músicas como "Splish Splash", do compositor norte-americano Bob Darim. Como podemos constatar, boa parte da safra de compositores usavam e abusavam das versões para a língua portuguesa, envolvendo o rock norte-americano, atestando a mediocridade ideológica do movimento. Em 1965, a TV Record resolveu investir em um novo programa, visando a emergente cultura de consumo, reflexo da expansão de um mercado de jovens compositores adolescentes. Três apresentadores dividiam o comando de "Jovem Guarda", que estreou em setembro de 1965. Roberto Carlos, o "Rei da Juventude"; Erasmo Carlos, o "Tremendão"; e Wanderléia, a "Ternurinha", não eram meros apelidos, e sim verdadeiras marcas registradas no sentido comercial do termo. Ao lado do nome do programa e de seu símbolo, "O Calhambeque".

Fonte: SIQUEIRA, Antônio. Uma breve história da música popular brasileira. Dispnível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/2009/musica_antoniosiqueira_out2009.htm>.  

domingo, 11 de novembro de 2012

Daniel Fonzaghi

                                                            Foto: Mariana Araújo

sábado, 10 de novembro de 2012

Roger

                                                            Foto: Mariana Araújo


                                                             Foto: Mariana Araújo





Dandan (percussão): talento não tem idade

                                                                      Foto: Mariana Araújo

Participação do cantor inglês Mitch Colin

Banda Rito Popular: Daniel Fonzaghi no violão, Luís Miguel no baixo, Dandan na percussão e Mikael Fonzaghi no som.
Roger e Mitch Colin cantam "How Deep is Your Love", Bee Gees.



Thank you so much Mitch! We really appreciated your presence.

Show da Banda Rito popular no Colégio Della Sant'Ana em Tapiratiba - SP

 A noite foi excelente! Obrigado a todos que prestigiaram!